10 julho 2008

Curtindo uma viagem...

Na minha casa cultivamos o hábito da leitura, e meu irmão sempre traz umas revistas do trabalho dele, e ontem estive folheando uma das revistas dele, mês de julho sem poder sair da cidade (porque não estou de férias no trabalho, só no próximo mês), achei uma matéria muito interessante: Como não ser barrado em outro país? com 8 dicas interessantíssimas... resolvi colocar aqui, até porque minha amiga tá indo pra Itália em agosto.

1. Como ser legal
Tenha sempre em mãos um passaporte com no mínimo seis meses de validade e viaje com uma passagem de volta com data marcada. nos países do chamado Tratado de Schengen (que inclui mais 20 países euroupeus), o prazo de permenância sem visto é de 90 dias. Fora isso, só mesmo com visto tirado antecipadamente, antes de viajar.

2. Dinheiro na mão
Leve dinheiro suficiente para se manter durante o período da estadia. No caso da Espanha, por exemplo, isso equivale a 60 euros por dia e mínimo de 540 euros por pessoa. Mas você não precisa ter a grana toda em cash: cartões de crédito e extratos bancários servem de comprovação.

3. Tenho teto
Leve comprovante de reserva de hotel ou albergue onde vai ficar ou, se for o caso, carta-convite da pessoa que o hospedará. Alguns países, contudo, são mais rigorosos com isso: a Espanha, por exemplo, exige que a carta seja registrada na polícia de lá e Rússia exige carta-convite mesmo para quem não conhece ninguém no país.

4. Roteiro fechado
Mesmo que não saiba exatamente o que vai fazer durante a viagem, nunca diga isso ao funcionário de imigração estrangeiro. Crie um roteiro e, caso perguntado, explique-o com o máximo de detalhes - cidades que visitará, datas, o que pretende fazer em cada lugar, onde se hospedará. Depois de passar pela imigração, você não precisa segui-lo.

5. Casos Especiais
Antes de viajar, informe-se sobre exigências específicas no consulado de cada país. além das recomendações gerais, alguns países pedem documentos extras: Austrália e Nova Zelândia, por exemplo, exigem vacina de febre amarela para conceder alguns tipos de visto e s EUA têm uma lei qye proíbe a entrada de portadores de HIV

6. Bagagem Suspeita
Sua bagagem tem que ser condizente com o motivo da viagem. Ou seja, se você declara que vai passar uma semana, não convém chegar ao aeroporto com várias malas, com roupas suficientes para passar um ano. Ou, se você diz que vai passar férias, não pega nada bem chegar com roupas típicas de trabalho (terno e gravata, por exemplo).

7. Intérprete, please
Alguns funcionários de imigração podem agir de forma dura, até como uma forma de pegar em contradição alguém que tenha intenção de imigrar ilegalmente. Não se intimide caso não esteja entendendo direito o que está sendo dito. Peça um interprete, pois será melhor do que responder os questionamentos de forma incorreta.

8. Fique Seguro
Faça um seguro de saúde. Para alguns países, como Alemanha e França é Obrigatório. Mas, mesmo se for opcional no país que for visitar, é recomendável fazê-lo, pois ter de pagar um tratamento médico num país estrangeiro pode levá-lo a falência. alguns cartões de crédito internacionais oferecem seguros para viagens. Confira antes de embarcar.

E BOA VIAGEM!!!

Matéria retirada da revista Mundo Estranho edição de Abril/2008

Nenhum comentário: