06 julho 2014

O Brasileiro e sua péssima mira

Retirado do Instagram: @seunandico
Vasculhando as gavetas nas Redes Sociais encontrei uma vasta coleção de munições de todos os tipos, tamanhos e procedências. 
Chumbo do Grosso... destes que estraçalham tudo o que está pela frente e causam danos irreversíveis.
O problema é que a grande maioria deles direcionados aos alvos errados.
Quando o corpo de Neymar foi retirado do campo numa maca que mais parecia com aquelas caixas do IML, os torcedores brasileiros perceberam que algo de grave havia acontecido.
A comemoração pela vitória da seleção deu lugar a uma grande preocupação pela baixa de um dos maiores ícones do Futebol Mundial que fora atingido de forma maldosa dentro do grande coliseu armado para receber os jogos.
Das janelas de seus computadores, celulares e aplicativos,
imediatamente milhares de atiradores começaram a disparar suas "metralhadoras cheias de mágoas" contra o Jogador e contra a preocupação natural de quem tem um PINGO que seja de empatia por SERES HUMANOS, pelo ocorrido.
Independente de ser contra ou a favor dessa Copa do Mundo, ali jazia um jovem e junto com ele um sonho que fora abreviado de forma covarde. NÃO MENOS COVARDE do que as centenas de vidas que não foram poupadas com anos de descaso com a saúde PÚBLICA E PRIVADA (Os planos de saúde aumentaram 9% durante a copa e são em grande maioria UMA BOSTA ) desse país... NÃO MENOS COVARDE do que a irresponsabilidade dos engenheiros e empreiteiros que construíram o VIADUTO QUE DESABOU, MATOU E FERIU pessoas em BH às vésperas de receber uma semi-final deste grande evento e foi tratado como se fosse NORMAL desabar algo de tamanha grandeza no meio de uma cidade tão importante do Brasil. NÃO MENOS COVARDE do que os milhares de perfis no Twitter e no Facebook que começaram a desaguar, como se fossem a tempestade que devastou o planeta terra na época de Noé, quase que num orgasmo mórbido de VINGANÇA por tudo de errado que acontece nesse território na direção do ídolo.
"O Neymar é rico pode pagar um bom hospital. E as centenas de pessoas anônimas que morrem todos os dias nas filas esperando e não tem tal comoção" - cuspia um.
"Bem feito, agora quero ver ir para o SUS" - espatifava o outro.
"Ninguém falou nada sobre as pessoas que morreram com a queda do Viaduto" - arremessou o outro.
E assim milhares de tiros foram errando os alvos.
O QUE UMA COISA TEM A VER COM AS OUTRAS?
Me posicionei contra OS GASTOS absurdos relacionados ao evento. Questionei os legados e o ônus que a Copa deixaria para o Brasil. NÃO ACEITEI O CONVITE PARA PARTICIPAR DE 2 SHOWS PARA A FIFA - no FIFA FAN FEST - por acreditar que seria incoerente da minha parte tecer críticas a tal situação e me aproveitar dela de alguma forma. Declinei convites para assistir jogos nos melhores lugares ao lado de grandes artistas e celebridades por entender que não faria sentido questionar os CUSTOS e fingir que tudo estava bem dentro dos estádios maravilhosos - ao contrário de GRANDE PARTE DAS PESSOAS QUE ACHAM QUE POLÍTICA E FUTEBOL NÃO TEM RELAÇÃO.
(ou preferem acreditar nisso para desfrutar dessa festa linda)
E mesmo aqui, na minha página, no meu espaço, com minhas relações, minhas questões, minhas provocações, eu não deixei de entender que embora o FUTEBOL entorpeça e cegue o grande público, torcer pela seleção seja um direito individual de cada um e que aqueles profissionais que lá estavam, representando seus países num momento tão importante para a humanidade, numa celebração sem tamanho entre povos do mundo inteiro, desafiando todos os prognósticos caóticos que foram previstos para acontecer ao longo da competição, tão somente ESTÃO CUMPRINDO com suas realizações profissionais.
"A seleção não tem CULPA pelas merdas que OS ( SALIENTO O "OS" ) Governos fizeram ao longo de todo esse processo".
De fato os jogadores não tem culpa.
Cada qual torce para o que quiser, expressa o que quiser e como quiser e se indigna com o que achar mais relevante.
Todavia - mirar no ALVO CERTO me parece um exercício que devemos, COMO NAÇÃO, experimentar aperfeiçoar. São inúmeras contradições as quais estamos expostos, pois estamos lidando com PAIXÕES e PAIXÕES sempre nos confundem. Porém já diante de tanta confusão espalhadas pelas redes sociais, direcionar o ÓDIO que talvez muitos de nós estejamos sentindo com relação a tudo de errado que já foi feito no Brasil - DESDE 1500 - num atleta e desejar tanta coisa ruim e despejar tanto sentimento negativo, NÃO ME PARECE A MELHOR FORMA DE DEMONSTRARMOS NOSSA REVOLTA.
Me dou o direito ATÉ DE TORCER CONTRA A SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL - se eu quiser, mas JAMAIS DE CONCENTRAR ENERGIA RUIM em algo tão triste na vida de uma pessoa que sofreu um dano tão infeliz num momento tão especial de sua vida.
Acredito eu, que jogar a Copa do mundo vestindo a camisa da seleção Brasileira no seu país seja o sonho de muitos garotos desse lugar e quando um sonho é interrompido de tal forma, seja do NEYMAR ou de qualquer pessoa, o mínimo que podemos demonstrar seja COMPAIXÃO.
O QUE VIMOS E ESTAMOS VARRENDO pelos arredores dessas páginas azuis - são manifestações estúpidas que deveriam ser direcionadas a OUTROS ALVOS. Na verdade não seriam nem palavras e sim atitudes, que não conseguimos nunca colocar em prática quando precisamos de FATO mudar ou cobrar ALGUMA COISA.
Fiquei vermelho de vergonha de tanta coisa ridícula que li. E olha que sou atacado 24 horas nessa página todos os dias.
Não sou EU O SEU ALVO, não é o NEYMAR O SEU ALVO, Não são aqueles que lutam por um país melhor, seja defendendo um time de futebol ou cantando uma música, ou nas ruas PROTESTANDO PARA QUE VOCÊ DESFRUTE DE UM PAÍS MAIS JUSTO.
O seu alvo está DIANTE DO REFLEXO DA TELA DESSE COMPUTADOR QUE ESTAS LENDO. O seu alvo é VOCÊ MESMO.
Porque VOCÊ é o único capaz de mudar o que acha que está errado no BRASIL e não será descarregando sua fúria em REDES SOCIAIS que fará isso.
Nosso problema é que estamos constantemente ATACANDO OS ALVOS ERRADOS enquanto os VERDADEIROS RESPONSÁVEIS passam despercebidos acenando e sorrindo e muitas vezes sendo aplaudidos pelas mesmas pessoas que descarregam suas metralhadoras em quem tenta fazer daqui um lugar melhor.
Só acho.
Se olhar nesta página, verá que nenhum dos fatos ocorridos no Brasil nos últimos tempos foram negligenciados. Nem as chuvas no Sul do País, nem as Secas no Nordeste do País, nem as tragédias nos hospitais, nas escolas e em todos os cantos por onde nós brasileiros vivemos o cotidiano.
Quando a festa acabar, por favor - arrume suas coisas e mãos a obra.
ACORDA BRASIL.

Texto de Tico Santa Cruz

Nenhum comentário: