27 fevereiro 2009

O que é Lupus?

Eu, de cima da minha Santa ignorância, não sabia o que era até perder uma grande amiga há 6 anos, e depois desse tempo todo, vejo na televisão alguém falar sobre a doença. Lembram daquela louca que disse que foi atacada por Skinhead? Mas o que tem haver? pois é gente, a brasileira supostamente atacada por skinhead sofre de lupus, e tem lápso de memória (um dos sintomas agravante)... lembro bem a irmã dessa minha amiga dizer que ela não podia pegar sol, e nos últimos dias de vida ela foi internada com problema no coração, e o que vem a ser essa doença?

Lúpus é uma doença rara, mais freqüente nas mulheres do que nos homens, provocada por um desequilíbrio do sistema imunológico, exatamente aquele que deveria defender o organismo das agressões externas causadas por vírus, bactérias ou outros agentes. No lúpus, a defesa imunológica se vira contra os tecidos do próprio organismo como pele, articulações, fígado, coração, pulmão, rins e cérebro. Essas múltiplas formas de manifestação clínica, às vezes, confundem o diagnóstico. Lúpus exige tratamento cuidadoso por médicos especialistas. Pessoas tratadas adequadamente têm condições de levar vida normal. As que não se tratam, acabam tendo complicações sérias, às vezes, incompatíveis com a vida. Dráuzio Varela

Quando alguém chegar próximo a você falando que sofre desse mal, não tenha medo ou fique com nojo, porque não é uma doença contagiosa, é de carater hereditário, sem cura, a pessoa que sofre de lúpus vive por anos se seguir a risca todas indicações do médico.

Nenhum comentário: