15 fevereiro 2009

Preparação de Carnaval: Vigia 2009

Ja contei um pouco da história de Vigia, agora vamos para o atrativo da cidade, uma delas é o CARNAVAL, que é conhecidíssimo pela loucura em que se transforma a cidade

Carnaval
O Carnaval é considerado uma das festas mais animadas e representativas do mundo, uma festa completamente popular que reúne pessoas de diferentes raças, cores, credos e sexo. Em Vigia de Nazaré não poderia ser diferente. O Carnaval de Vigia foi eleito um dos mais animados do Estado, e ultimamente vem sendo o mais procurado, reunindo no ano de 2008 mais de 250.000 mil pessoas em busca de diversão, ano em que o carnaval se firmou como a maior festa de rua do Estado do Pará e a terceira do Brasil. Na cidade de Vigia, a festa manteve suas tradições originais. As Virgienses, Os Cabrassurdos e a Gaiola das Loucas, blocos tradicionais na cidade que ganham as ruas na segunda-feira gorda, fazem sucesso nacionalmente. Já há algum tempo, porém, a festa deu lugar a blocos maiores, agregando ao carnaval de rua, trios elétricos e bandas famosas na região Norte.
Essa heterogeneidade de estilos que agrada a todos os gostos, é uma das características do carnaval de Vigia, que ainda conta com 4 (quatro) escolas de samba para a diversão dos foliões.

Blocos Tradicionais

As Virgienses
O primeiro bloco tradicional da cidade surgiu há cerca de 23 anos, com um grupo pequeno de homens fantasiados apenas para se divertir. Com o passar do tempo o grupo foi crescendo e hoje conta com quase 20 mil homens vestidos como verdadeiras damas. Vasculham armários de suas irmãs, esposas, namoradas e mães atrás de vestidos, saias, bijuterias e – pasmem! – salto alto. Alguns inclusive preferem autenticidade e criam suas próprias fantasias, geralmente inspirados em personagens de novela e quadrinhos ou pessoas famosas.

Cabrasurdos
As mulheres, sentindo-se excluídas da festa e vendo seus maridos saírem para se divertir, resolveram também criar um bloco para fazer frente aos homens, já que nas Virgienses “mulher não entra, senão...”.A adesão foi cada vez maior e há 14 anos Os Cabrassurdos é sucesso na avenida, com cerca de 10 mil mulheres fantasiadas de homem.


Gaiola das Loucas
O Bloco surgiu como uma forma de representação da classe gay no Carnaval, já que existia um bloco exclusivo para homens. Formado unicamente por homossexuais, o bloco criado por Zé Renato e Nonatinho estreou na avenida em 1991, com 15 brincantes puxados por uma carroça de gado.No ano de 2007, a “Gaiola” saiu com 800 participantes, contando com turistas de todo o Estado, assim como de São Paulo e inclusive da Europa.

8 comentários:

Nato disse...

Achei muito legal o reconhecimento, por isso, estarei lá esse ano, não pelo sucesso, mas pelo markting, e a polêmica que estar causando...

Léa Cutrim disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Caraa.. que Doidêra!
Deve ser Bom demais, viu?

Anonymous disse...

HEHEHEH
VIGIA É TUDO DE BOM NESSE CARNAVAL, E EU ESTAREI LÁ PELO MEU SEGUNDO ANOS. A CIDADE QUE ME AGUARDE NO DOMINGO ESTAREI CHEGANDO HEHEHE.

Andréa Deinha Pa.. disse...

Nossa nunca vi um carnavaltão legal quanto o de Vigia ele só perde para o de Caméta que e show mas o mas legal de Vigia e que todos brincam e participam das brincadeiras ou seja todos viram amigos,o bloco que eu mas gostei foi o da Maizena onde o seu abáda e vc sujo de maizena e onde todos participam vale apena conferi..
Isso que é carnaval as bandas de marxinhas e todos correndo atrás..

tayssa disse...

o melhor carnaval do estado do pará
e o de vigia, tudo d bm maravilhoso eu moro aki e nem penso em passar o carnaval longe daki:

livramento disse...

AMOOOOOOOOOOOO VIGIA DE NAZARÉ!!!!!!!! BJSSSSSSSSSS PARA TODOS EM ESPECIAL PARA ( ZÉ RENATO ) DA AMIGA LIVRAMENTO DE SÃO PAULO.

Energia Positiva disse...

ja tocamos em curuçá, são miguel, castanhal... em muitos lugares, e vigia sem duvida e um dos lugares que agente tem mais vontade de tocar no carnaval. Vamos tentar fechar um contrato la esse ano... quem tiver influencia da um toque hehe....
vamo pra la!!!

Fab disse...

Tem como ver hospedagem e hoteis em vigia.