20 abril 2009

[Agenda Cultural] I Festival Pan-Amazônico de Documentários


Dentro do 1º Festival Pan-Amazônico de Documentários ­ Amazônia Doc, que acontece entre 22 e 26 de abril em espaços como Estação das Docas, Instituto de Artes do Pará, Fundação Curro Velho e outros, haverá, entre os dias 23 e 25, a mostra "Amazônia - O Olhar de Adrian Cowell".

A programação vai exibir onze filmes do cineasta chinês radicado na Inglaterra e ele próprio virá para o evento participar de debates sobre a produção de documentários na região. Todas as atividades são gratuitas. Os filmes de Cowell serão exibidos no cine Líbero Luxardo, do Centur. A programação está dividida em quatro blocos, que são: "A década da destruição", "Parque indígena do Xingu", "Os últimos isolados" e "Filmes Recentes - O legado Chico Mendes".

No dia 23, será exibido "Batida na Floresta", às 20h, e às 21h, Cowell participa de uma conferência com os presentes. No dia 24, a programação começa às 16h30 com "Na Trilha dos Uru Eu Wau Wau". Às 18h, será exibido "Montanhas de Ouro", às 19h30 o documentário "Nas Cinzas da Floresta" e, às 21h, "Chico Mendes - eu quero viver". No último dia, 25, as exibições começam à tarde com "O Destino dos Uru Eu Wau Wau" (16h30) e "A Tribo que se esconde do homem" (18h). À noite, o encerramento acontece com os filmes "Uma Dádiva para a Floresta", "O Sonho do Chico", "Barrados e Condenados" e "As Queimadas da Amazônia", a partir das 19h30.

Há pouco tempo, Adrian, que filmou a Amazônia entre 1967 e 2004, doou todo o acervo de vídeos para a Universidade Católica de Goiás, sua "coprodutora" durante 30 anos de viagens e filmagens pela região.

retirado da Agenda Cultura

Um comentário:

Rick disse...

Final de abril pegando fogo hein.. Aqui em São Luís tem a Semana de Dança do Maranhão e o início oficial do Ano da França no Brasil.
Tu vai lá
Beijo