27 fevereiro 2010

Alô, alô papai, alô mamãe...


Vocês podem pensar que não, eu já sou formada há 2 anos, mas todos os anos eu sinto aquele frio, aquela ansiedade de como se estivesse fazendo vestibular quando sai os resultados das faculdades, universidades e escolas superiores do Pará... e me dá aquela vontade de chorar, quando ouço a marchinha do vestibular que embala nossos calouros.
No Pará, acho que desde os tempos que a minha mãe estudou na UFPA, essa marchinha embala os calouros, até quando eu passei também tocou.







Marchinha do Vestibular


I
Alô, alô, alô papai
Alô mamãe
Pôe a vitrola prá tocar
Podem soltar foguetes
Que eu passei no vestibular
II
Eu agora não me iludo
Estou com a cuca controlada
Já não sou mais cabeludo
Estou de cabeça raspada
Tudo agora é alegria
Vou alegre pintando o sete
Com a turma na folia
Dando tiros de confete


Hoje saiu o listão dos aprovados 2010 da UFPA, tinha uma colega de trabalho fazendo a prova, e infelizmente não passou no curso que ela me disse, não sei se teve pontuação para a segunda opção.

Um estudante de ensino médio que estuda pra vestibular ganha uma nomenclatura VESTIBULANDO, quando passa no vestibular é CALOURO, quando está cursando é UNIVERSITÁRIO, quando se termina o curso é GRADUANDO.

Antes de entrar na faculdade de fato, existe o trote aos calouros, na verdade o TROTE, ele existe como uma brincadeira dos veteranos em cima dos novatos. Quando eu fiz faculdade não passei por trote, porque fui aluna fundadora da Escola Superior onde estudei, e no ano seguinte, quando vieram os veteranos, nós fizemos o TROTE SOLIDÁRIO, e foi avisado no site da instituição... porque TROTE MALÍGNO não tá com nada! e diga NÃO aos veteranos que abusam nas brincadeiras, isso é ASSÉDIO MORAL, DANOS MORAIS é crime. DENUNCIEM!!!

Ahhh! que bons tempos. Creio eu que seja a melhor fase de uma pessoa é o período que você está na faculdade, é quando a gente ganha experiência, cresce, cria um caráter (dependendo do que você foi fazer na faculdade, ou pra bagunçar ou pra estudar mesmo, como foi meu caso), é nesse período que seus colegas de faculdade são sua família, até porque você passa 4 anos (8 semestres) juntos, fazendo trabalhos juntos, indo de casa em casa para fazer pesquisas, e acaba descobrindo que o que você deve esquecer muitos vícios (trabalhos com desenho na capa é um exemplo) que aprendeu no ensino médio, porque não vai te servir de nada.

Enfim... quem está estudando pra vestibular, quem não passou, NUNCA DESISTA!!! estudar é a melhor coisa no mundo... eu estou me preparando para a minha pós graduação, porque quando você acostuma a estudar, não consegue ficar muito tempo parado.


Mesmo assim eu ainda acho que a melhor festa não seja a de aprovação no  vestibular, e sim a de COLAÇÃO DE GRAU.




PARABÉNS AOS CALOUROS PARAENSES 2010

Nenhum comentário: