22 agosto 2010

Furtos nos Aeroportos


Gol Varig Upload feito originalmente por Gisele Lima



Não aconteceu comigo (graças a Deus), mas eu acho válido comentar sobre o assunto com quem lê meu blog. Malas são arrombadas todos os dias nos aeroportos do Brasil. Quem é o Gatuno??? ou quem são??? não sei, mas estava lendo no LIBERAL de domingo e o que me chamou a atenção foi que eu fiz o mesmo percursso que a pessoa da matéria fez:
Eduardo Marçal, 21 anos, voltava das férias de julho deste ano ansioso para descarregar no computador as fotos que fizera em São Paulo. A câmera semi profissional que custou $1.200 havia sido comprada para registrar o momento de lazer que ele desfrutou ao longo daquele mês, quando chegou em casa, percebeu que o cadeado da mala havia sido arrombado. Entre o check-in no Aeroporto de Guarulhos e o desembarque no Aeroporto Internacional de Belém. A frustração: O objeto fora furtado. Por quem, não se sabe. O Liberal 22/08/2010
 Lendo mais sobre essa matéria, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), diz que não tem registro de incidentes como estes para a região norte, agora eu pergunto. Por quê? porque o Paraense não se queixa, não reclama e quando percebe foi lesado, não existe relatos no Registros de Irregularidade de Bagagem (RIB) para a região norte, o que dificulta muito a denúncia deste tipo de ocorrido.

Meu conselho para as empresas áereas, BBB em cima de seus funcionários, e nem há a desculpa que o serviço de vigilância desses ladrões disfarçados de funcionários é caro de mais, o valor das passagens aéreas são bem altas e vai de acordo com a taxa do dollar. Não com o nosso bolso.


RECOMENDAÇÕES BÁSICAS:
  1. EVITE colocar coisas de valor na mala, coloque sempre no maleta de mão;
  2. CHEGUE com Antecedência ao Aeroporto para poder analisar sua mala;
  3. CHECAR sempre, tanto no embarque quanto no desembarque;
  4. PLASTIFICAR A MALA, não que isso espante gatunos, mas você tem uma percepção visual sobre o arrombamento da mala, muito mais do que só com o cadeado. NOTA: isso não isenta o uso do cadeado.
  5. Caso aconteça algo com sua mala e você notou algo diferente, DENUNCIE direto a Polícia Federal e ao guichê da empresa que você utilizou, é pra isso que existem os balcões nos Aeroportos brasileiros;
  6. ANOTE o nome de quem lhe atendeu e checar o crachá (rsrsrs.. eu sei pareço minha mãe dando conselho, mas essa é útil, porque sempre alguém te pergunta: "Quem te atendeu?" e pra não ter que fazer cara de paisagem e falar NÃO SEI, o melhor é anotar.

SEGUINDO essas recomendações, vamos tentar diminuir os furtos nos aeroportos, mandar esses gatunos pra cadeia, e acabar com um dos problemas mais freqüentes no caos aéro.

Nenhum comentário: