24 fevereiro 2011

Como terminar um namoro… sem crise!

É impossível terminar com alguém sem causar muitos danos, mas saiba o que fazer pra diminuí-los.


Terminar é complicado. Você tem que tomar uma decisão e às vezes acaba adiando tanto com pena de magoar o namorado ou a namorada. Não existe nenhuma dica mágica que vá fazer isso por você, ou entregar as palavras perfeitas para que a pessoa não sofra. O que você pode fazer, é reduzir os danos.

 

Com calma

A primeira coisa que você precisa entender, é que deve fazer isso no melhor dia. Se você é mulher, evite o período de tpm. Se você é homem, evite o estresse do dia a dia também, para que não tenha briga no momento.

Dá pra fazer isso sem muita confusão, geralmente o que esperamos são duas reações:

  1. choro e pedidos de perdão implorando para não terminar
  2. Briga e revolta desconfiando de ter outra pessoa, inconformados.

Com isso, mostro novamente como é importante você manter a calma e não rebater nada, com os cinco estágios da morte, onde é possível prever mais ou menos a reação da perda conforme o tempo:

a psiquiatra suíça Elisabeth Kübler-Ross propõe uma descrição de cinco estágios discretos que uma pessoa passa ao lidar com uma perda. São conhecidos como os cinco estágios da morte, e servem muito bem para esta situação.

  1. Negação: "Não quero te perder, não vou deixar você partir, não aceito ficar longe de você"
  2. Raiva: "Você não pode ficar com mais ninguém!" "Vou destruir você" "Vou me vingar" "Injustiça comigo"
  3. Negociação/Barganha: "Por favor, volte pra mim" "Me dê uma chance", "Eu serei diferente"
  4. Depressão: "Não quero mais viver", "Ninguém me ama", "Vou beber até cair", "Minha vida não tem sentido" 
  5. Aceitação: "A vida continua", "Vou encontrar um novo amor", "Tudo vai ficar bem"

Pessoalmente

Não-nunca-jamais faça isso por telefone, msn ou e-mail. Você teve coragem de começar o namoro, então tenha  coragem de fazê-lo pessoalmente.
Certamente você já está cansado de ouvir que devemos terminar pessoalmente, pois é falta de educação e faz você ganhar um pontinho a mais de vilão na história.

 

Quanto mais tempo pior

Tente não demorar pra fazer isso. Quanto mais você demorar, mais difícil será pra fazê-lo, e mais hipócrita você vai ficar. Sei que é difícil, mas procure tomar a atitude o quanto antes.
Normalmente quando falamos "temos que conversar", a pessoa já sabe que é pra terminar.
Para terminar, nunca se esqueça de fazer isso num lugar reservado, também evite fazê-lo num momento de estresse mental ou problemas de saúde, para que a pessoa não passe por muitas coisas de uma só vez.
Também não conte para amigos, ela precisa ser a primeira e última pessoa a saber. O assunto é pessoal, e você deve tratá-lo com quem diz respeito.
Não demore, quanto mais tempo você enrolar, pior pra sair dessa situação. Também não traia. Só porque você não tem coragem de terminar, ficar traindo a pessoa até tomar coragem, dizendo que seu relacionamento "já era", e por isso está agindo como se não tivesse mais ninguém, não quer dizer que a situação dela seja a mesma: você estará enganando alguém, e piorando ainda mais a separação.

Nenhum comentário: