03 março 2011

Baile dos Artistas chega à sua 27ª edição


@fafadbelem não chora tá

por Diário do Pará
Acontece hoje (3) uma das mais tradicionais festas carnavalescas de Belém. É o 27º Baile dos Artistas, que esse ano tem como Príncipe Consorte o jornalista e cantor Clemente Schwartz, correspondente do Diário do Pará em Bragança, e como Rainha dos Artistas 2011 a cantora Mariana Belém. O Baile homenageia a cultura local por meio de 22 categorias com diversos nomes que foram destaque em 2010. A organização do evento é uma iniciativa dos produtores culturais Agenor del Valle e Rose Marie, que desde o ano passado decidiram mudar as regras do baile.

Antes, um nome apenas era consagrado o melhor em cada categoria. Mas desde o ano passado, todos os indicados recebem homenagens. Essa foi a forma de reconhecer que todos têm talentos que merecem ser reverenciados. Entre as categorias, estão por exemplo, Destaque na Política, Destaque na Dança, Reconhecimeto pelo Cojunto de Obras Musicais, Destaque do Carnaval Paraense, Reconhecimento na Área da Cultura Popular e Reconhecmento à Iniciativa de Realização de Projetos de Responsabilidade Social, Destaque na Imprensa, Reconhecimento ao Incentivo à Cultura, entre outros.

Na categoria Reconhecimento na Literatura, o grande homenageado este ano é o escritor paraense Luiz Peixoto, mais conhecido como Jabutigão. O personagem, uma jabuti gigante, foi uma invenção para aproximar-se do universo da literatura infantil. Depois, o personagem ganhou vida na pele do próprio escritor, que encomendou uma fantasia para realizar ações de divulgação dos livros e também para repassar mensagens de preservação da natureza. Luiz Peixoto tem lançado 11 livros e cinco CDs. “O Jabutigão foi criado há 12 anos e foi lançado na II Feira Pan-Amazônica do Livro. Ele representa uma mensagem, que devagar chegamos às nossas metas”, diz o autor, prestes a completar 70 anos.
Upload feito originalmente por Gisele Lima

Nenhum comentário: