14 abril 2011

Quem era “Belle de Jour”?

La Belle De Jour - Alceu Valença

Ah hei! Ah hei! Ah hei!
Ah! La Belle de Jour!
Ah hei! Ah hei! Ah hei!

Eu lembro da moça bonita
Da praia de Boa Viagem
E a moça no meio da tarde
De um domingo azul
Azul, era Belle de Jour
Era a bela da tarde
Seus olhos azuis como a tarde
Na tarde de um domingo azul
La Belle de Jour!...(2x)

Belle de Jour!
Oh! Oh!
Belle de Jour!

La Belle de Jour
Era a moça mais linda
De toda a cidade
E foi justamente prá ela
Que eu escrevi
O meu primeiro blues...

Mas Belle de Jour
No azul viajava
Seus olhos azuis como a tarde
Na tarde de um domingo azul
La Belle de Jour!...

La Belle de Jour!...

Eu lembro da moça bonita
Da praia de Boa Viagem
E a moça no meio da tarde
De um domingo azul
Azul, era Belle de Jour
Era a bela da tarde
Seus olhos azuis como a tarde
Na tarde de um domingo azul
La Belle de Jour!...(2x)

Belle de Jour!
Oh! Oh!
Belle de Jour!

La Belle de Jour
Era a moça mais linda
De toda a cidade
E foi justamente prá ela
Que eu escrevi
O meu primeiro blues...

Mas Belle de Jour
No azul viajava
Seus olhos azuis como a tarde
Na tarde de um domingo azul
La Belle de Jour!..

Ah hei! Ah hei! Ah hei!
Ah hei! Ah hei! Ah hei!...

Quem nunca ouviu essa música de autoria de Alceu Valença e na sua própria voz, mas poucos sabem do que o levou a compor tal preciosidade, que dá gosto de cantar… um dia vendo uma entrevista com Alceu Valença, que posso dizer que sou fã desde criança (é sério!! eu com 7 anos ganhei um LP chamado Cavalo de Pau, quando a maioria das meninas ganhavam Xuxa… meus pais fizeram um bem a mim), e ele mesmo dizia que a inspiração dele foi em uma atriz francesa Brigitte Bordot, que era a mais linda na época que ele compôs essa música, em uma visita dela ao Brasil.

brigitte_bardot_7Tá vou ser honesta ela é linda, entretanto a história dela me faz pensar que ela é um NOJO (amar aos cachorros dela mais do que ao filho – então xápralá).

Quando essa atriz pisou em nossas terras, o Jovem Alceu viu a sua beleza sob o sol da tarde e uma praia brasileira (não sei dizer bem onde, se foi em buzios ou Boa Viagem) e ficou encantado, como ela era tão BELA, esta que estava acompanhada do namorado da época era Bob Zaguri, sua passagem por estas terras morenas ficou eternizada em canção, fotos e uma ESTÁTUA em Búzios.

p373061-Buzios-Brigitte_Bardot_Statuez 1aaabry

Agora se você me perguntar, se o nome da música Alceu se inspirou no Filme Belle De Jour (a bela da Tarde) com Catherine Deneuve, ai vocês me pegaram… é melhor perguntar pro compositor…

Nenhum comentário: