02 outubro 2011

Usando o Action 3x4 do Photoshop

 
Aaahhh gente eu sei que meu blog é tem um tema meio estranho pra falar de PHOTOSHOP, mas fazer o quê? eu gostchiuu!!! bem... eu estou abrindo um tópico porque consegui finalmente instalar minha impressora da kodak pra foto, posso fazer as 3x4 e ganhar um dim-dim pra mim (fiu*), vamos começar um tuto sobre o assunto:
  1. Ajuste seus níveis;
  2. Enquadre e corte a imagem, utilizando a ferramenta Cortar;
  3. ajustando-a para os seguintes valores: Cortar: 3x4 cm com 300 pixels por polegada (300 pixels / inch).
Feito isto, a imagem está pronta para ser montada. Nos passos a seguir, utilizaremos um recurso do Photoshop que se chama “action” ou seja, (em português), “ação”. Pode parecer complicado, mas não é, a “action” do Photoshop, nada mais é que um gravador, que uma vez acionado (REC) grava tudo o que você realizar e pára quando você desejar (STOP). Você poderá definir uma tecla de atalho para iniciar a ação e assim que ela for acionada, vai repetir tudo da mesma forma em que foram gravadas as ações. Você utilizará a ação gravada na próxima vez que for montar sua cartela de 3x4, bastando para isso cumprir apenas o primeiro passo e apertar a tecla do atalho da ação. Pronto, com um só “clic”, o Photoshop trabalha para você com precisão e agilidade. Para iniciar a gravação da ação é necessário criar uma pasta “New Set”, com o nome da seqüência pretendida para depois salvá-la.
Exemplo: Montagem de 3x4. Em seguida, cria-se a ação usando “create new action” e o nome da tecla de atalho desejada.
Exemplo2: nome: Montar oito fotos 3x4 em um 10x15. Tecla de atalho: F3. Inicia-se a gravação quando confirmamos com “Record”. Deste passo para frente, tudo o que será feito estará sendo gravado. Abra uma nova imagem para a montagem da cartela, com as seguintes características: 15X10 cm 300 Pixels / Polegada (pixels/inch) RGB Fundo transparente Selecione a imagem já cortada no tamanho 3x4 cm com 300 pixels/polegada. Utilize as teclas de atalho Ctrl+A para selecionar toda a imagem. Agora use as teclas de atalho Ctrl+C para copiar a imagem. Mude para a imagem da cartela e usando as teclas de atalho Ctrl+V, cole a imagem da 3X4 sobre ela. Marque com as linhas guias as posições onde as imagens das fotos 3x4 irão ficar posicionadas e, usando a função “mover”, posicione a foto na linha guia.
Agora com a imagem no lugar, usando “Duplicate leyar” (Duplicar Camada), duplique e posicione as oito imagens de maneira eqüidistante e uniforme. Dica: Utilize as linhas guias para posicioná-las e ordená-las (você habilita as linhas guias, puxando-as da régua para dentro da imagem) Achate as imagens “Flatten Image” e rotacione para a posição vertical (90º CW). O passo seguinte é para pré-ajustar a posição de impressão da cartela. Utilize as teclas de atalho Ctrl + P para abrir o previu de impressão e faça os seguintes ajustes: Desmarque: centralizar imagem. Ajuste a posição para: Zero no Topo e Zero à esquerda. Aceite as mudanças em “Print” Pare a gravação da ação clicando em “ STOP” . Para finalizar, marque a pasta “New Set” que foi criada e abrindo as variáveis de ação (na seta à direita da caixa de “Action”), salve a nova pasta. Pronto, da próxima vez que você for fazer uma nova cartela, cumpra somente o primeiro passo e depois basta acionar a tecla de atalho F3 (recém-criada) que o Photoshop fará tudo isso sozinho e deixará a cartela pronta para ser impressa.

Nenhum comentário: