18 novembro 2011

Louis Daguerre no Google

Louis_Daguerre-2011-hp
Já se tornou quase uma marca o Google homenagear nomes importantes para o mundo através de um logotipo especial chamado Doodle. Nesta sexta-feira, quem acessar a página do site de busca irá se deparar com uma homenagem a Louis Daguerre, que foi pintor, físico, cenógrafo e inventor na França.
Hoje, Louis Daguerre estaria festejando seu 224º aniversário e para comemorar a data, o Google inseriu em sua página uma imagem de um porta retratos com uma foto bem tradicional, como as primeiras fotografias tiradas. Louis Daguerre foi o primeiro a conseguir uma imagem fixa através da ação da luz, com um processo chamado daguerreótipo.
Para conseguir este feito, ele utilizou uma placa revestida em prata com iodeto deste mesmo material e conservou em um armário. Quando retirou a placa no dia seguinte, Louis Daguerre viu uma imagem gravada nela. Mais tarde, ele descobriu que a imagem havia sido revelada através da ação do mercúrio.
Louis Daguerre não tinha dinheiro para ter a propriedade pelo invento, então o vendeu ao governo da França em 1839. Pela venda, ele recebeu seis mil francos anuais. Louis Daguerre faleceu em 10 de julho de 1851 e muitos dos fotógrafos e admiradores de fotografia dos tempos atuais devem muito a descoberta dele, que fez toda a diferença para o mundo.

Nenhum comentário: