09 dezembro 2011

Ensino médio… só!!!

Estudastes até que série?

Conclui!

Superior???

não Ensino Médio!

 

Essa é uma das respostas que eu sempre recebo de milhares de pessoas quando estou fazendo cadastro no meu trabalho, a resposta é sempre um choque, porque não ouço da boca de pessoas velhas que não tiveram oportunidade, ouço de jovens, e me angustia  saber que ela se contenta com tal feito.

Amazonas-Regular-EMR-Educacao-EJA_ACRIMA20100719_0003_13

Desde pequena eu queria ser alguém na vida, poder dizer pros outros que minha profissão era tal… nunca passou pela minha cabeça parar no ensino médio (e nem me contento apenas com pós-graduação). tenho em minha família dois extremos na questão EDUCAÇÃO. Como pessoas que estudaram, se formaram e hoje são bem sucedidas na profissão que escolheram pra seguir, e outros que preferiram largar os cadernos e trabalhar (alguns nem isso).

Sou neta de mulheres guerreiras (uma lavadeira do Turiaçu-MA e outra analfabeta de Capitão Poço) que mesmo não estudando até a faculdade porque era pobres para comprar cadernos, batalharam o suficiente para fazer dos filhos pessoas melhores, que estudassem, que pudessem ter conforto.

Meu pai é hoje um cara que muito me orgulha ver, tem 63 anos, ainda estuda, mesmo o Governo do Estado não financiando uma bolsa de estudo pra ele por achá-lo velho, ele pegou todas as economias e esta terminando o mestrado.

Minha heroina, a quem chamo de mãe (minha mãe mesmo), tem 62 anos e é uma mulher que putz, não tem como não sentir o peito estufar ao falar dela, fez faculdade incentivada pelo marido (meu pai é 10), e mesmo grávida de mim, ela não desistiu de estudar, e adoro ouvir as histórias de quando ela estudava, que me levava para a UFPA.

Meu irmão é o crânio da família (e não é porque é meu irmão não), fez faculdade de publicidade, e hoje trabalha na área que tanto ama, e descobriu que era isso que ele queria fazer quando foi a uma feira do vestibular quando tinha 14 anos…

Eu sou formada, e sou concluinte pós-graduação, e não quero parar por aí penso em fazer mestrado e doutorado, não é pra simplesmente acumular títulos, eu podia mesmo me contentar com ensino superior, mas não… quero alçar mais vôos.

Gostaria de ver alguns dos meus primos seguindo uma carreira, mas exigir deles que se esforcem, com o ensino no Brasil sendo um caos, e vejo os outros países e me envergonha ver como estamos aqui, nossos números continuam alarmantes.

É assombro ver pessoas que acham maravilhoso escrevendo errado, e a gente quando questionamos ainda somos repreendidos, fazer o que? em um país que o presidente mais votado não sei nem se tem o primeiro grau completo, que o deputado mais votado é uma analfabeto funcional.

Me espanta ver que um país como o Brasil prefira investir em COPA 2014 do que na melhoria do ensino, em pagar salários dignos para os professores, que prefira, fazer plebiscito pra dividir um estado ao invés de melhorá-lo, que paga salários DESCOMUNAIS pra políticos corruptos…Fazer o quê, já ouvi alguém dizer que:

PIOR QUE TÁ NÃO FICA…

se continuar assim FICA PIOR SIM, fica péssimo, eu grávida de quase 4 meses, não quero deixar de herança pra meu filho um país como este, quer mostrar que nós somos capazes de mudar, mesmo com doses homeopáticas, podemos mudar, só precisamos confiar, e votar nas pessoas certas.

Nenhum comentário: