17 dezembro 2011

Ser mãe

378153_2872546457950_1388574731_33081185_429088615_nPreparar-se para uma nova fase da vida, aquela em que você não é mais você indivíduo egoísta, na infância éramos criança e somente filho, na adolescência rebelde, na juventude o descobrimento e desenvolvimento da personalidade, na vida adulta a eterna busca do caminho certo e os temores da responsabilidade, como casal o compartilhar da vida, respei...tar e reconhecer a vontade do outro, e como pais aprender definitivamente o significado do "amor incondicional".
A gestação, portanto, serve para isso, para você se preparar a aceitar essa nova identidade, a de ser mãe, de ser responsável por uma criatura, que dependerá somente de você, da sua paciência, do seu senso de responsabilidade, de moral e dos seus ensinamentos. Você não será mais aquela que fez sempre tudo o que lhe deu na telha, será aquela que colocará o filho em primeiro lugar abdicará dos seus prazeres pessoais em prol do rebento.
Essa renúncia consciente de suas vontades já começa, pois, durante a gravidez com uma série de restrições alimentares, por exemplo. Você já não pode tomar bebidas alcoólicas, nem comer carne mal passada, salada somente bem lavada, não pode chegar perto de gatos, se não possui os anti-corpos contra toxoplasmose, tem que controlar regularmente os níveis de ferro, pressão e peso; e tentar manter uma rotina calma e curtir esses nove meses de espera.
Devo confessar que para mim não é uma adaptação fácil - menos mal que há tanto tempo para isso - eu que sempre fui independente, festeira, viajante, e, que graças a Deus, tenho uma família e vivo numa cultura que respeita e entende a individualidade do outro. Eu, que preciso de momentos de solidão, que decido de uma hora pra outra ir ao cinema, que adoro dormir, que curto ir para um parque de diversões, e que tenho tantos momentos bons sozinha, estou fazendo desde já um reajuste ao outro extremo: o de nunca mais estar sozinha.
É um novo processo de transformação, de mudança, mais um na minha vida, talvez a mudança mais radical de todas. É o descobrimento de uma nova Suelen, aquela que será mãe, responsável por outra vida, além da minha. E que venha em toda a sua plenitude!

Nenhum comentário: