04 setembro 2012

Mariápolis

Estudei por sete anos em uma escola que é de visão católica, mas como não existe apenas essa religião, abriam vagas para os outros movimentos, e lembro bem que eu pedia a minha mãe para autorizar que fosse aos passeios para um lugar chamado MARIÁPOLIS, onde podiámos ter recreação, tarde de orações, eu cheguei até a dormir pra lá 1 dia… e sempre que voltava, tinha uma música nova, havia uma em especial que eu só me lembrava do refrão, e como a internet é maravilinda adivinhem??? encontrei a música que se chama TENTRO 1943, conta como o este movimento começou, e cita uma das fundadoras: Chiara Lubich

Tentro 1943 - Focolares

Trento mil novecentos e quarenta e três, 
guerra tudo desmorona ao seu redor, 
percebes que na vida tudo passa, 
daquilo que existia nada mais há.


De repente a nova descoberta de Deus, 
Chiara O escolhe como o seu Ideal, 
Natália, Giosi, Dori a Chiara seguiram 
e em alta voz gritaram ao mundo inteiro:


Que Deus é Amor e este sol brilhará, também amanhã 
E acreditamos que Ele nos ama e a seguí-lo Ele nos chamou (bis)


Hoje aquela guerra talvez não mais exista, 
mas no mundo muitos ainda vivem por si, 
a indiferença mata a todos nós, 
em grandes máquinas nos escravizou


Também hoje como ontem tudo passa, 
discoteca, carro, moda, não satisfaz. 
Alguém nos chama e Chiara diz aos Gen 3: 
"Em alta voz gritemos ao mundo inteiro: Que Deus é Amor……"

e que movimento é esse??? da qual fiz parte na adolescência, adorava os encontros e conheci muitas pessoas, além de ir com colegas de classe, cheguei a ir em um congresso que aconteceu na UEPA da almirante barroso.

Etimologicamente, a palavra “Mariápolis” significa “cidade de Maria”. Essa é uma expressão bastante usada no Movimento dos Focolares por expressar várias realidades. Uma delas são os encontros chamados Mariápolis, que reproduzem uma experiência iniciada a partir de 1949 por Chiara Lubich, suas primeiras e primeiros companheiros. Eles se reuniam nas montanhas Dolomitas, na região de Trento, na Itália, e a eles unia-se um grupo cada vez mais numeroso, formando um esboço de sociedade fundamentada no Evangelho. Ao longo de todo o ano são realizadas diversas “Mariápolis” pelo Brasil e pelo mundo. Confira a programação das Mariápolis brasileiras em Eventos.
Há as chamadas Mariápolis permanentes, centros de testemunho do Movimento dos Focolares, que se propõem a ser um pequeno esboço de cidade edificada por Maria, uma sociedade renovada pelo Evangelho vivido e testemunhado no seu dia a dia. A proposta destas “cidades de Maria” é colocar em prática o mandamento novo que Jesus propõe no Evangelho: ‘amai-vos uns aos outros como eu vos amei’, e assim demonstrar, como num laboratório, como seriam as cidades e os relacionamentos se todos os seus habitantes vivessem assim. Existem atualmente 33 Mariápolis permanentes no mundo, dentre as quais três no Brasil.
Para viabilizar a formação de pessoas novas imbuídas dos valores do Carisma da Unidade, há os Centros Mariápolis, estruturados para oferecer cursos de formação de curta duração e congressos.

Nenhum comentário: