24 outubro 2008

[Receita do Dia] Bolo Prestígio

Ingredientes para o bolo

2 xícaras de açúcar
5 ovos
½ xícara de óleo
2 ½ xícaras de farinha de trigo
⅓ de xícara de chocolate em pó
1 xícara de água
1 colher de sopa de fermento em pó

Ingredientes para o recheio

2 latas de leite condensado
150g de coco ralado
1 colher de sopa de manteiga

Ingredientes para a cobertura

100g de chocolate para cobertura em barra
⅓ xícara de chá de creme de leite fresco
100g de coco em flocos
200g de chocolate granulado
Água quente

Para preparar a forma de bolo

Óleo spray
Farinha de trigo
Se preferir: papel manteiga

Modo de fazer

Sugestão: Ligue o forno em 180°C (temperatura média) para ir aquecendo.

Prepare o tabuleiro: Unte uma assadeira média com óleo spray ou comum e jogue um pouco de farinha de trigo espalhando por toda a superfície e laterais. Bata a forma com as mãos para soltar o excesso de farinha e jogue-a fora. Se preferir pode usar papel manteiga para forrar a assadeira. Facilita para lavar depois. Basta apenas cortar um pedaço um pouco maior que a assadeira e forrá-la.

Prepare as claras: Separe a gemas das claras e bata as claras em ponto de neve na batedeira ou com um batedor de claras. Na batedeira use a velocidade mais alta e bata por 5 minutos. Batidas à mão ou na batedeira, elas devem ficar bem durinhas, formando picos firmes quando levantadas no ar.

DICA: Não deixe cair nem um pouco da gema nas claras e não use tigela, batedor de claras ou batedeira com resíduos de gordura. Isso dificulta conseguir um ponto bem durinho das claras.

Prepare o bolo: Numa panela pequena misture o chocolate em pó com a água, leve a ferver e reserve. Numa tigela bata bem o açúcar com as gemas até ficar cremoso. Depois adicione o óleo e continue a bater. Junte a calda ainda quente de chocolate e misture bem. Depois acrescente a farinha aos poucos mexendo sempre para ficar homogênio. Para evitar que pequenas bolinhas fiquem inteiras, peneire com um coador pequeno o fermento em pó por cima da massa e misture bem. Por último junte delicadamente as claras batidas em neve até ficar uma massa cremosa e uniforme. Vire a massa na assadeira previamente untada ou preparada com papel manteiga.

Asse o bolo: Ponha para assar em fôrno médio por aproximadamente 40 minutos. O tempo de assar pode variar um pouco de acordo com o forno e a assadeira. Depois de esfriar, desenforme o bolo. Se não tiver usado papel manteiga, use uma faquinha para passar ao redor do bolo e levantá-lo um pouco. Vire a fôrma em cima de um prato grande e desvire novamente o bolo. Caso tenha usado o papel manteiga, basta virar o bolo num prato grande e puxar cuidadosamente o papel. Ele se soltará com facilidade e a forma ficará sem resíduos. Vire o bolo de cabeça para cima.

DICA: Verifique se o bolo está bem assado com um palito. Espete-o no meio do bolo, se sair limpo está pronto, se ainda tiver algum vestígio de massa crua, deixe assar por mais alguns minutos.

Evite ficar abrindo o fôrno enquanto o bolo está assando. Isso pode solá-lo, ou seja, o bolo não cresce direito e fica com a massa pesada e baixa. Portanto evite abrir o fôrno antes de meia hora.

Prepare o recheio: Para o recheio é necessário fazer uma receita de docinho de coco com ponto mais mole. Pode ser feito no fogão ou no microondas.

No fogão: Em uma panela ponha o leite condensado, a manteiga e o coco ralado. Cozinhe o tempo todo em fogo médio para evitar que o doce agarre e queime. Mexa sempre até que o recheio comece a engrossar. Quando começar a aparecer o fundo da panela à medida que vai mexendo, já estará pronto. Não deixe cozinhar mais tempo, para o recheio não ficar duro.

No microondas: Coloque numa tigela alta o leite condensado, a manteiga e o coco ralado. Misture tudo e leve ao microondas em potência máxima por 2 minutos. Retire, mexa vigorosamente com uma colher e torne a voltar com o recheio para o microondas por mais 2 minutos. Repita essa operação mais uma vez, até completar 6 minutos ao todo. Nesse ponto o recheio estará pronto.

Recheie o bolo: Com uma faca comprida ou um cortador próprio para bolos, corte-o ao meio, separe a duas partes e recheie a parte de baixo. Depois recoloque a tampa e reserve.

Prepare a cobertura: Em uma panela pequena ponha água até a metade para ferver. Em uma tigela menor um pouco, que caiba dentro dessa panela, quebre o chocolate em pedacinhos. Coloque a tigela sobre a água bem quente e aguarde um pouco até que o chocolate comece a derreter. Com uma colher mexa o chocolate até que esteja completamente derretido. Acrescente, então, o creme de leite fresco aos poucos e misture até ficar homogêneo.

Posicione o bolo em cima de uma grade e um prato grande e, ainda quente, despeje a cobertura sobre todo o bolo deixando que ela escorra pelas laterais. O excesso escorrerá para o prato debaixo da grade. Depois decore toda a lateral do bolo com chocolate granulado e a parte de cima com o coco em flocos. Salpique ainda um pouco de chocolate granulado por cima do coco. Se quiser decore o prato ao redor do bolo com um pouco de coco em flocos também.

Um comentário:

Mariana disse...

eita parece ser gostoso vo tentar fazer hahaha basta saber se vai sair alguma coisa