22 janeiro 2009

Vocês Lembram de...


Night Visions???

Era uma série de televisão que mostrava antologias com episódios curtos sobre temas sobrenaturais (tipo Sobrenatural), as sérias mais conhecidas principalmente na final dos anos 60 e tendo seu ápice num período que se estende até meados da década de 70, onde foram produzidas as mais clássicas e memoráveis séries de todos os tempos como "Thriller!" (1960/62, apresentada por Boris Karloff); "Além da Imaginação" (The Twilight Zone, 1959/64, com introduções do genial Rod Serling, e que depois teve uma segunda fase entre 1985/89); "Quinta Dimensão" (The Outer Limits, 1963, que também mais tarde teve uma série nova em 1995); "Galeria do Terror" (Night Gallery, 1970/73, também apresentada por Rod Serling); entre outras mais.
Os episódios de Night Visions não fogem a regra, representaram um mergulho nos inexplicáveis mistérios da humanidade, abordando principalmente casos sobrenaturais relacionados aos medos e dramas psicológicos do ser humano, confrontando as torturas desconhecidas da mente, em seu eterno conflito entre a razão e a insanidade, explorando muito mais as sensações de calafrios do que expondo sangue e violência gratuitos.
Quem apresentava os episódios era o pelo músico, escritor e ator Henry Rollins, que sempre faz comentários curtos, objetivos, fortemente significativos, e muitas vezes até sarcásticos, sobre os temas abordados, tanto na introdução como no desfecho de cada episódio. Nascido em 1961, Rollins foi o líder da banda de punk rock "Black Flag" de 1981 a 86, e depois participou de um projeto solo, criando a banda "Rollins Band" em 1988, tendo o último trabalho lançado num CD em 2002. Trabalhou também na televisão, sendo apresentador na emissora de música "MTV", participou como colunista em revistas, fez pontas em filmes, dublou vozes em desenhos animados e escreveu livros de poesia e autobiográficos.

OS LINKS DOS EPISÓDIOS NA COMUNIDADE NIGHT VISIONS

E curiosamente quase 70% dos episódios receberam uma cotação boa ou excelente, justificando o esforço em assisti-los na televisão quando foram exibidos num péssimo e desconfortável horário escolhido pelo canal aberto "SBT" (aos domingos aproximadamente à meia-noite), fato que também demonstrou um indesejável descaso da emissora com o público que aprecia o cinema fantástico.
Episódios como "A Lista de Passageiros", com Aidan Quinn, "Uma Vista da Janela", com Bill Pullman, "Nas Trevas", com Michael Rapaport, "O Labirinto", com Thora Birch, "Harmonia", com Timothy Olyphant, "A Carga", com Jamie Kennedy, e "Padrões", com Malcolm McDowell, demostram um cuidado especial com o roteiro, tornando-se histórias memoráveis com finais perturbadores, principalmente numa época carente de originalidade ou mesmo de contos interessantes e que consigam instigar a imaginação das pessoas.
Em especial, dois episódios podem ser considerados a elite de toda a série, na minha opinião, sendo que coincidentemente ambos misturam elementos de horror com ficção científica, confirmando que é plenamente possível juntar esses estilos obtendo bons resultados. Uma infinidade de divertidos filmes fantásticos do passado tem seus argumentos confundindo-se entre horror e FC, determinando praticamente uma fusão em um único gênero, sendo que na verdade ambos caminham muitas vezes lado a lado, com uma linha muito tênue separando-os, permitindo que se misturem constantemente. Tanto "Uma Vista da Janela", dirigida e estrelada pelo ator Bill Pullman (de "Independence Day"/1996), como "O Labirinto", de Tobe Hooper e com a jovem atriz Thora Birch (de "O Buraco"/2001), são episódios que conseguiram contar histórias de grande interesse em apenas 30 minutos (veja as sinopses na "Lista de Episódios", porém esteja informado de que elas contém "spoilers").

Como acontece em quase todas as séries de antologias de contos curtos com temática fantástica, "Night Visions" também gerou um filme especialmente produzido para a televisão chamado "Shadow Realm", lançado pela "SciFi Channel" em 2002, apresentando quatro episódios que não chegaram a serem exibidos pela "Fox" junto com os demais, por causa dos atentados terroristas contra os Estados Unidos em setembro de 2001, fato trágico que obrigou o cancelamento da exibição da série em seus últimos episódios. Eles permaneceram inéditos até serem exibidos somente em 2002 pela "SciFi Channel" e também na forma de um filme. Retirando os comentários de Henry Rollins e com os créditos todos misturados, fizeram parte dessa produção para a TV as histórias "Padrões", "O Labirinto", "Harmonia" e "Vozes", exibidas nessa ordem.

Trecho retirado do site Boca do Inferno

Um comentário:

Nena josé disse...

Olá tó procurando gente inteligente
pra trocar idéias, sou músico e diretor de artes, gosto muito do night vision e estou querendo baixar o episódio "uma vista da janela" achei demais queria rever.
Não consegui aqui me juda ai por favor.

Brigado