29 agosto 2009

[Luto] Morre Michael Jackson

Às 12.20 horas (20.20 em Lisboa), os paramédicos chegaram a sua casa em Holmby Hills. Michael Jackson , que faria 51 anos no dia 29 de Agosto, já não respirava. O músico foi submetido a uma massagem cardiopulmonar na ambulância que o transportou ao hospital, que fica apenas a dois minutos da sua residência.

"O seu médico pessoal, que estava com ele, tentou reanimar o meu irmão. Como fizeram os socorristas que o transportaram para o hospital Ronald-Reagan da UCLA", disse Jermaine Jackson, lendo uma declaração, poucas horas após a morte do irmão.

Os médicos acabaram por confirmar a morte de Michael, que teria chegado ao hospital em coma profundo. "À sua chegada ao hospital, às 13:14 (21:14 em Lisboa), uma equipa de médicos com cardiologistas tentou reanimá-lo. Durante mais de uma hora. Não teve êxito", acrescentou Jermaine Jackson.

"A nossa família pede aos meios de comunicação social que respeitem a nossa vida privada durante este período difícil", acrescentou Jermaine Jackson. "Que o nosso amor esteja contigo, Michael, sempre", concluiu.

Centenas e centenas de fãs fizeram uma autêntica peregrinação entre o hospital e a casa do artista. Por todo o Mundo, desde presidentes como Hugo Chavez, a Governos, do Japão a França, todos choram a morte de Michael Jackson.

"Thriller" vendeu 50 milhões de cópias

A estrela da pop, que atingiu o zénite da carreira durante a década de 80, conseguindo que o seu álbum "Thriller" fosse o mais vendido da história, preparava o relançamento da carreira já para o próximo mês de Julho. No entanto, os rumores de que estaria a ter problemas de saúde começaram a ganhar alguma consistência: o jornal sensacionalista britânico "The Sun" noticiou, em Dezembro do ano passado, que Michael padecia de cancro na pele. Todavia, a informação seria negada no mesmo dia.

Mas veio depois o anúncio do adiamento da série de 50 concertos, intitulada "This Is It", que tinha previsto para Londres. A data de início passou de 8 para 13 de Julho, com a justificação de que tudo se devia a problemas logísticos.

Os bilhetes tinham sido colocados à venda em Março e esgotaram em apenas cinco horas. Segundo a revista "Billboard", estes concertos iriam render a Michael qualquer coisa como 50 milhões de dólares. Mas ninguém sonhava que, afinal, nem a segunda data viria a ser cumprida.

Michael Jackson tem como imagem de marca as inúmeras plásticas que lhe transformaram o rosto por completo, com as quais despiu de vez os traços africanos. A própria cor da sua pele deixou de ser marcadamente negra. Estas intervenções deixaram-lhe profundas marcas, ficando debilitado tanto em termos físicos como psicológicos - passou a aparecer publicamente com o rosto sempre protegido.

O cantor teve a persegui-lo o caso de pedofilia em que se viu envolvido, que acabou num acordo que lhe ficou particularmente dispendioso com os pais da criança. Este episódio trouxe-lhe graves problemas para a carreira, estando na origem do seu período de afastamento.

Estrela à escala global, a sua morte provocou uma reacção em cadeia. Por exemplo, a wikipédia, passados apenas minutos sobre a notícia, já tinha alterado os verbos para o passado. Também no You Tube começaram de imediato a surgir os tributos.

Nenhum comentário: