12 fevereiro 2010

Testando, 1, 2, 3...


Muita gente sabe que eu sou formada, que estou inciando finalmente minha pós graduação, entretanto não trabalho exatamente na área, mas era a área onde queria me formar, e como cheguei a esta conclusão? fazendo um teste vocacional quando estava no ensino fundamental.
Na minha cidade existia uma feira muito boa, que sinceramente eu achava a melhor idéia que já existiu, a Feira do Vestibular, em que consistia essa feira? na verdade era uma enorme teste vocacional, as faculdades e universidades da minha cidade tinham stands (na época eram limitados a 6 instituições de ensino superior) em todos os cursos que ofereciam, e os alunos do ensino médio iam a feira conhecer os cursos, e derrepente se identificar com algum... lembro-me que participei desta feira como universitária, mas foi em 2002 e depois a feira parou quando mudou o Governo do Estado (novidade...).
Ai você me pergunta, porque estou falando de Feira de Vestibular e teste vocacional, bem cansei de ver garotos e garotas todos os anos, trancando um curso, porque fizeram vestibular para uma área que não tem nada haver com o que anseiam, já que um curso universitário é o início de um caminho que você vai seguir pro resto da vida.
O teste vocacional é bom e ruim, tem seus altos e baixos, já que você responde um questionário, feito por uma psicologa, que ao fim de tudo, te diz a área que você mais se identifica, e às vezes descobre que não fez um curso que tem a verdadeira vocação.
A feira do Vestibular era mais ou menos isso, diferente do teste vocacional, é que você não só imagina o curso, e a profissão da qual você quer seguir, você o vivencia dentro da feira, e visualiza se é isso mesmo que você quer seguir.
Quando a Feira do Vestibular do Pará acabou, primeiro porque aumentaram o número de instituição, diminuiram o espaço do shopping (a nossa feira era feita no estacionamento de um shopping da cidade), perdemos o espaço, foi uma desculpa de amarelão* para o Governo do Estado
Então porque ainda insisto em falar sobre o assunto, bem quero que derrepente meu leitor (que ainda seja um vestibulando), sinta que sabe o que quer, como eu soube quando fui em uma feira dessas e descobri desde a 6ª série o que queria fazer (e meu irmão hoje em dia o faz - publicidade e propaganda), e me formei na área afim do que queria fazer antes, e hoje eu sinto que ACERTEI na escolha.
Galerinha, corram a um especialista em teste vocacional, na sua escola, e faça o teste... e seja o que Deus quiser.

* Minha vó dizia: "desculpa de amarelão é comer barro" significa que foi a desculpa para que algo acontecesse.

Nenhum comentário: