04 novembro 2010

Barulho é preciso?


120709comando
Hoje como é um dia que eu normalmente estou em casa, ou melhor, todo mundo fica em casa aos domingos (exceto quem tem casa de praia), o meu dia de descanso sempre tem início com um despertador um tanto incômodo: Músicas do “Brasilândia”, e se não bastasse é um barulho desconfortável demais…
Quando criança, meus melhores amigos eram meus vizinhos, com o passar dos tempos, meus vizinhos assim como eu foram crescendo, alguns casaram e sairam daqui, mas os poucos que restaram viraram meus inimigos mortais… porque? BARULHO
O mal do Brasileiro (generalizando pra não só falar do Paraense) é não pensar no próximo, ninguém parte da premissa “o meu limite vai até onde inicia o do outro”, e faz churrascada com o som a todo o volume, fala alto ao celular, faz bagunça dentro do ônibus, dirige no meio da rua entre duas faixas, e, coloca o som alto do próprio carro como se eu ou qualquer outra pessoa fosse obrigada a escutar: “Quem vai querer a minha piriquita…”
Na minha vizinhança existem dois bares, com um deles eu tive uma briga enorme, e consegui através do Ministério Público entrar em acordo quanto ao Barulho que ele emitia, pra ter a de quão incômodo era nossa relação, que a advogada da MP disse que se ele continuasse com o barulho deveria fazer um isolamento acústico para manter seu estabelecimento aberto e solicitar uma autorização para música ao vivo… o segundo é do tipo que faz barulho uma vez na vida e outra na morte, entretanto quando este faz o barulho, acha que o mundo irá acabar daqui pra amanhã então coloca um carro que tem a potência de um Trio Elétrico e a gente que se lasque pra tentar escutar as nossas própras vozes.
Hoje é um dia desses, DOMINGO dia em que até Deus descansou, nós, trabalhadores, não temos direito ao tal DESCANSO, temos que aturar o incômodo, e vou dizer mais já bati boca com a minha vizinha e ter que ouvir da boca dela que eu sou uma CHATA, por ficar se incomodando com um somzinho.
Sempre pressiono essa TECLA, gente… Perturbação do Sossego Alheio é CRIME:
Perturbação do sossego alheio (art. 42, III, da LCP) - Réu condenado ao pagamento de 10 dias-multa, no piso - Apelo do acusado, buscando a absolvição - Improvimento - Declarações de três vizinhos que afirmaram que o réu, todos os finais de semana, reúne em sua casa inúmeros familiares, os quais fazem uso de aparelho de videokê ou karaokê em volume excessivo, até às 22:00 ou 23:00 horas, perturbando o sossego deles e de outros moradores das redondezas - Irrelevância do fato de que alguns vizinhos, também ouvidos em juízo, não se incomodem com o barulho, pois a perturbação é medida pelo senso médio, que se pode considerar atingido pelas reclamações de três moradores das adjacências, mormente quando as próprias testemunhas defensivas atestaram que os ofendidos jamais tiveram qualquer desavença pessoal com o acusado - Sentença mantida pelos próprios fundamentos.". .
Fica a Dica,
Bom Domingo

Um comentário:

Momotaros disse...

Uhuuu eu já passei tanto por isso, agora eu moro numa área bem rural, tem tres fazendas aqui perto e os vizinhos realmente respeitam em termos de som. Morar no interior tem suas vantagens.