01 novembro 2010

DIGA NÃO ao Preconceito


Xenofobia (do grego ξένος, translit. xénos: "estrangeiro"; e φόβος, translit. phóbos: "medo."[1] é o medo irracional, aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros, [2] a desconfiança em relação a pessoas estranhas ao meio daquele que as julga ou que veem de fora do seu país.

A xenofobia pode manifestar-se de várias formas, envolvendo as relações e percepções do ingroup ou endogrupo em relação ao outgroup ou exogrupo, incluindo o medo de perda de identidade, suspeição acerca de suas atividades, agressão e desenho de eliminar a sua presença para assegurar uma suposta pureza.[3] Xenofobia pode também assumir a forma de uma "exaltação acrítica de outra cultura" à qual se atribui "uma qualidade irreal, estereotipada e exótica.[4] A xenofobia pode ter como alvo não apenas pessoas de outros países mas de outras culturas, subculturas ou sistemas de crenças. O medo do desconhecido pode ser mascarado no indivíduo como aversão ou ódio, gerando preconceitos. Note-se, porém, que nem todo preconceito é causado por xenofobia. (Via Wikipédia)
Pois é gente eu ontem presenciei um episódio muito triste, com a eleição de DILMA aconteceu um constrangimento, que eu tento combater, já sofri na carne o preconceito pelo MSN e ver que em pleno SÉCULO XXI ainda existam pessoas no sense discriminando outras do mesmo país por serem NORDESTINAS ou NORTISTAS??? o que é simplesmente sem nexo, como também é sem nexo brancos brasileiros discriminarem negros, somos todos oriundos de uma miscegenação de brancos, pretos, amarelos, vermelhos... mas o que me choca é que ainda existem:

 O que é pior que ainda existem pessoas que vão no maior meio de comunicação, o microblog TWITTER pra falar que odeiam NORDESTINO, pessoas que não tem nem noção do que isso machuca, enrraivece as pessoas atingidas, NÓS.
Eu cansei de ouvir, ler e ver pessoas achando que no PARÁ, a gente anda sobre jangada, nos locomovemos por cipós e criamos onças como animais domésticos... Alô galera... CARAMURU já passou há muito tempo, há mais de 500 anos nós temos as mesmas tecnologias que o resto do BRASIL tem. E mesmo assim não admito coisas como estas:

PRECONCEITO gera violência, e preconceito não tá com nada seja ela por orientação sexual, raça, credo, lugar onde mora... o ser humano inteligente aceita a opinião do outro, somos mundos diferentes e não é certo criticar o outro porque é emo, homo, negro, branco, nordestino...

Escrevi esse POST para pedir ajuda para combater esse tipo de INSANIDADE.

Vocês estão comigo?!

2 comentários:

Ido disse...

Excelente Gi. Parabéns pelo texto!

Ana Raquel disse...

Perfeito, você não poderia descrever melhor como a gente "nordestinos" nos sentimos vendo isso, a vontade que dá é por-lhes um processo, e obrigada por nos defender sem medo de repressão, em uma rede tão poderosa que é a internet, obrigada mais uma vez!!

O TEXTO FICOU PERFEITO!!