12 outubro 2011

[Anos 80] Séries: Jaspion

Vocês acreditam que eu e minha mãe passávamos a tarde toda assistindo, minha mãe dava aula numa escola perto de casa, mas antes de ir trabalhar sentávamos na frente da televisão e degustávamos os episódios dessa série.

 

Kyojuu Tokusou Jaspion (巨獣特捜ジャスピオン Kyojū Tokusō Jasupion, traduzido comoInvestigador de Monstros Juspion, e lançado no Brasil sob o título de O Fantástico Jaspion) é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu, pertencente à franquia dos Metal Heroes. Produzida pela Toei Company e exibida originalmente entre 15 de março de 1985 e 24 de março de 1986 pela TV Asahi, substituindo Flashman, totalizando 46 episódios. Foi estrelada pelo ator e dublê Hikaru Kurosaki no papel-título.

No planeta Edin, uma estrela a muitos anos-luz da Terra, o profeta Edin encontra um garoto humano que sobreviveu à queda de uma nave espacial no planeta, acidente no qual seus pais morreram. Crente nas profecia da Bíblia Galáctica, a qual preceituava que um guerreiro celestial salvaria a galáxia e o universo das forças do mal, Edin crê ser este o garoto predestinado a se tornar o lendário guerreiro. Ele adota o menino e o cria sozinho, dando-lhe o nome de Jaspion, na esperança de que, algum dia, o garoto venha a combater as ameaças do temível Satan Goss, do Império dos Monstros.

jaspion.07-18-03-08 jaspion.01-18-03-08 (1) jaspion.02-18-03-08 jaspion.04-18-03-08

Anos mais tarde, já adolescente, Jaspion aprende sobre seu destino, e aceita de seu "pai" os equipamentos que seu mentor construiu para auxiliá-lo. Entre os artefatos, estão a armadura Metaltex, feita do metal mais resistente do universo; a andróide Anri, que passa a ser sua companheira na jornada, e a nave espacial Daileon, que tem o poder de transformar-se em um poderoso robô gigante. Sua missão é encontrar os pedaços da Bíblia Galáctica (que havia se espalhado pelo Universo após o planeta ancestral de Edin ter sido destruído por um cometa) e destruir o império de Satan Goss.

Após algumas aventuras em planetas desconhecidos (num deles tendo resgatado a alienígena Miya, que é adotada e passa a acompanhar ambos), Jaspion e Anri chegam à Terra, alvo do maligno Satan Goss e seu filho MacGaren, que torna-se o rival do herói. Aqui, ganham novos aliados, como Boomerman (Boomerang, no original), o professor Nambara, e seus filhos, Kanoko e Kenta.

HERÓIS E ALIADOS
  • Jaspion (ジャスピオン Jasupion?, "Juspion"): o protagonista da série. Foi achado por Edin após sobreviver um acidente espacial em que seus pais morreram. Criado pelo profeta, Jaspion cresceu em harmonia com os animais e a vida selvagem. Quando se tornou adulto, Edin o avisou da ameaça de Satan Goss sobre o universo, prevista na Bíblia Galáctica, e Jaspion partiu para uma jornada pelo espaço. Após visitar alguns planetas, ele chega à Terra para livrá-la da investida de Satan Goss e de seu filho MacGaren.
  • Anri (アンリ Anri?): andróide construída por Edin, acompanha Jaspion em suas missões. Quando conhece Boomerman tem uma leve queda por ele, despertando seus sentimentos como um humano sendo uma andróide quase perfeita. Ajuda Jaspion durante sua jornada e, sendo uma máquina, possui a vantagem de ser imune a qualquer tipo de poder maligno (como as bruxarias de Kilza e Kilmaza).
  • Edin (エジン Ejin?): eremita e cientista da galáxia, ele é o último dos profetas seculares encarregados de proteger a Bíblia Galáctica por milênios incontáveis. Leu na Bíblia Galáctica sobre a chocante profecia que revelava a aparição de Satan Goss. Sempre carrega consigo um cajado. Ele, além de figura paterna, também é guia e mentor espiritual do herói. Edin morre ao final da série, sacrificando sua própria vida enfrentando sozinho Satan Goss a fim de ganhar tempo para Jaspion encontrar o bebê irradiado pelo Pássaro Dourado.
  • Miya (ミーヤ Miiya?): bebê alienígena de aparência similar aos Teletubbies, nascida no planeta florestal Beezee. Salva da morte por Jaspion e Anri na primeira de suas viagens espaciais, passou a acompanhá-los em sua jornada. Não fala quase nada da língua terrestre, limitando-se a gemer ou pronunciar somente o seu nome. Porém, é muito inteligente, servindo de cozinheira e ajudante dos heróis.
  • Boomerman (ブーメラン Būmeran?, 6-12, 31-32): a todo custo, este ex-estudante de medicina visa vingar a morte de seu irmão mais velho, assassinado por investigar uma rede de contrabando de armas controlada por MacGaren. Tendo se tornado policial da Interpol, ajuda Jaspion em diversas ocasiões. Luta com dois bumerangues gêmeos e adquire ao longo da série uma técnica especial, Cross Cutter (クロスカッター Kurosu Kattā?) em que une suas duas armas em uma cruz.
  • Professor Ken'ichirou Nambara (南原健一郎 Nanbara Ken'ichirō?, 15-): fotógrafo viúvo que começa a participar da série a partir do episódio 15. Após ter sucessivos e estranhos sonhos, começa a procurar suas imagens em livros de mitologia, até chegar a uma obscura lenda sobre o Pássaro Dourado. Suas pesquisas chegam aos ouvidos de MacGaren, que em um primeiro momento tenta recrutá-lo para encontrar o Pássaro, oferecendo-lhe 1 bilhão de ienes. Ante a negativa do ético Professor, MacGaren ordena contra eles uma caçada sobre-humana. Desde então passa a colaborar com Jaspion de maneiras diversas.
    • Kanoko Nambara (南原 かの子 Nanbara Kanoko?) e Kenta Nambara (南原 健太 Nanbara Kenta?): filhos do Professor Nambara, moram com o pai. Posteriormente, é revelado que Kanoko é a primeira criança irradiada pela luz.
  • Kumiko (久美子 Kumiko?): a segunda "criança irradiada" encontrada, ela e sua mãe grávida foram usadas como isca por Kilza no episódio 36 para atrair Jaspion para uma cilada traiçoeira.
  • Daisuke (大作 Daisaku?): a terceira criança irradiada encontrada. Um garoto valente, motivado a vencer a maratona em que competia visando ser beijado pela garota por quem estava apaixonado.
  • Hiroshi (浩 Hiroshi?): a quarta criança irradiada encontrada. Desenvolveu uma amizade especial com o alienígena telepático Pep.
  • Mika (美加 Mika?): a última das 5 crianças irradiadas a ser encontrada por Jaspion e seus amigos.
  • Rod e Satie (ep. 8,15, 16 e 29) - casal que trabalhava para a quadrilha de MacGaren, originários da constelação de Órion. Enganados por uma falsa promessa feita por MacGaren para que entrassem na quadrilha, desertaram depois que viram o irmão de Boomerman se infiltrar na quadrilha para tentar desmascara-lo, e incentivados por ele para fugirem, o que levou o próprio Boomerman a ajudá-los após a deserção. Desde então, MacGaren passou a perseguir o casal para puni-los como traidores. No capítulo 29 "A Morte de MacGaren", Satie é capturada e usada como isca para Jaspion. MacGaren o enfrenta num duelo frenético, onde o herói decepa-lhe o braço direito e o destrói pela primeira vez.
  • Pássaro Dourado (黄金の鳥 Ōgon no Tori?): deus fênix guardião do universo. No episódio 12, foi descoberto que Satan Goss teme o Pássaro Dourado. Por isso, Jaspion se empenhou pela busca do tal Pássaro. Ele apareceu em muitos episódios como exemplo, o episódio 18, qundo Jaspion foge de Zampa, cai no barranco e o tal pássaro salva o herói de uma queda fatal. No episódio 22, ele ataca a tropa de MacGaren, e retira a corrente que prendia Jaspion. Ele dividiu-se em 5 partes, que se alojaram em 5 crianças de coração puro, as chamadas "cinco crianças irradiadas pela luz" (das quais Kanoko é uma delas) a fim de restaurar-se para a futura batalha com Satan Goss. No final da série, ele aparece da união das cinco crianças e se torna uma espada de ouro para Daileon destruir Satan Goss.
Vilões (Império dos Monstros)
  • Satan Goss (サタンゴース Satan Gōsu?, "Satan Gorth"): o vilão principal da série, nascido a partir da união de todas as energias negativas do universo, Satan Goss pretende conquistar o universo inteiro e criar na Terra o Império dos Monstros, governando-o do Japão. Raramente estava presente quando os planos para dominar o Mundo e destruir Jaspion eram traçados, preferindo deixar o comando nas mãos de MacGaren. Sempre que ocorria a sua aparição, uma voz ao fundo (voz dos narradores Benjamim Filho - do episódio 1 a 16 - e de Francisco Borges - do episódio 17 em diante) pronunciava "Satan Goss tem o poder de enfurecer os seres e transformá-los em monstros incontroláveis". No final da série sofre uma metamorfose, que o transforma no Poderoso Satan Goss e o torna ainda mais poderoso, abandonando sua aparência Darth Vader e ganhando o aspecto de um demônio Cthulhu gigantesco. Por muitos é considerado "o Darth Vader japonês", mas em tamanho gigante.
  • MacGaren (マッドギャラン Maddo Gyaran?, "Mad Galant", 4-45): o segundo no comando do Império dos Monstros, é chamado ao longo de todo o seriado de "filho de Satan Goss", embora no final do seriado seja revelado que ele nasceu da união das energias negativas existentes no Universo, assim como o próprio Satan Goss. MacGaren é o herdeiro do Império dos Monstros e arqui-inimigo de Jaspion. Foi encarregado de espionar a Terra para seu pai. Transformado, utiliza uma armadura negra Metaltex similar à de Jaspion, uma espada (também igual à do herói), pilota um planador aéreo de 6 "pernas" com aparência de besouro chamado Juldbooma (contraparte da Allan Moto Space) e pode ainda soltar raios pelos dedos (contraparte da pistola Turbo Magnum). Morre uma vez na série (episódio 29, "A Morte de MacGaren") e é ressuscitado por Kilza, que o torna ainda mais poderoso; no penúltimo episódio da série, na tentativa de encontrar e assassinar a "última criança irradiada pelo Pássaro Dourado", trava um combate definitivo com Jaspion e até chega a transformar-se num Satan Goss por uns poucos instantes, mas devido aos golpes desferidos pelo herói, acaba destruído e morre de forma definitiva.
  • Quadridemos (悪の四天王 Aku no Shiten'ō?, 13-):
    • Purima (ブリマ Burima?, 13-44) e Gyoru (ギョール Gyōru?, "Guilleau", 13-44)
    • Iki (イッキ Iki?, 13-15)
    • Zampa (ザンバ Zanba?, 13-18)
  • Bruxa Galáctica Kilza (銀河魔女ギルザ Ginga Majo Giruza?, 29-36)
  • Rainha Espectro da Treva Galáctica Kilmaza (ギルマーザ Girumāza?, 39-46
  • Os 5 Ninjas Espaciais (宇宙忍者 Uchu Ninja?): são os auxiliares e subordinados de Kilmaza, criados pela magia dela assim que chega à Terra; esses ninjas foram sendo liquidados por Jaspion um a um. Usavam técnicas peculiares como atirar bolas de energia em suas respectivas cores e a técnica de mão-espada com fogo. Eles tinham cada um deles uma técnica "especial" particular e somente revelavam suas verdadeiras formas depois de terem suas cabeças partidas ao meio por Jaspion. Seus nomes derivam da concepção dos cinco elementos da natureza segundo a doutrina do Taoísmo. São eles:
    • Ka (Fogo, ep. 39 a 43)
    • Fuu (Vento, ep. 39 a 43)
    • Do (Terra, ep. 39)
    • Sui (Água, ep. 39 e 40)
    • Moku (Madeira, ep. 39 a 42)
  • Amazonas 1 e 2 (ep. 10)
  • Zamurai (ep. 19)
  • Guila (ep. 20)
  • Titânia (ep. 22) (original: Tikita)
  • Irmãos Gasami (ep. 25 e 26)
  • O Trio "As Graciosas": Ás, Copas e Damas / Trifacial (ep. 27)
  • Aigaman (ep. 28)
  • Silk, Kenga e Zahul (ep. 31)
  • Tipp (ep. 32)
  • Bragul (ep. 37)
  • Monstros Gigantes - são monstros normalmente neutros ou pacíficos, os quais Satan Goss enfurece e Jaspion é obrigado a destruir com o Gigante Guerreiro Daileon. Tais monstros eram, em sua grande maioria, enfurecidos ou controlados (como Aquarock, Môke, Botossenki, Gimushi, Gasla, Sodomon, Batroguess, Magneda, Gelgon, Tee Goss, Troncor, Kraken, Pirossauro,Gamadorás(o monstro imortal que deu muito trabalho a Daileon até perder por conta de sua imagem refletida no peitoral de Daileon do episódio "o Perigo em Tsukuba"),Maressauro, Humibura, Sion, Aiga, Baloon, Bôgan, Donguez, Destran, Destros, Hakaban, Ebizhol e Dorima), enquanto outros poucos são maus por si mesmos (como Magim, Kumoda e Dynamático). Normalmente esses monstros ficam escondidos por debaixo da terra até a hora de serem usados por Satan Goss.

ufaaaa pensei que não ia acabar:

Nenhum comentário: