26 abril 2012

Câncer tem Cura

cancer-de-mam
Hoje vi uma foto no meu facebook que me chamou muito atenção: uma mulher grávida, sem um seio e na sua barriga estava escrito de batom a seguinte frase: Tive câncer de mama e hoje eu tenho o Theo.
Fiquei por horas pensando e admirando a coragem desta mulher de enfrentar uma doença tão temida e cruel e, agora, ser mãe! Deixou o medo, a vergonha, o receio e, de certa forma, a sociedade de lado e venceu!
Mulher de exemplo! E igual a ela existem muitas, que lutam diariamente contra o câncer de mama…
De acordo, com o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama é o mais temido entre as mulheres pelo seu alto índice de constância e, principalmente, pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a sexualidade e a imagem da mulher.
A doença é mais comum em mulheres com mais de 35 anos e que tenham histórico na família. Não tem como se prevenir, porém o diagnóstico precoce é eficaz, quanto mais cedo descobrir maior a chance de cura. Para detectar o câncer são necessários alguns exames clínicos e o auto exame (feito em casa):
- Exame de mamas e devem ser realizados pelo menos uma vez ao ano, durante a consulta ao ginecologista.
- Mamografia para mulher com mais de 40 anos.
- Auto exame mensal, que pode ser realizado de duas maneiras: Em frente ao espelho, em pé, e com os braços levantados examine cuidadosamente suas mamas, observe a textura da pele, a cor e as formas. Depois, coloque as mãos na cintura e observe novamente.
Outro tipo de auto exame é feito durante o banho: Levante seu braço esquerdo, coloque-o sobre a cabeça e examine a mama, palpando com os dedos. Repita o mesmo movimento na outra mama.
Meninas, temos diminuir o índice do câncer de mama! É preciso se cuidar e um simples toque é o suficiente.

Um comentário:

Silvinha Diass disse...

Ai Gisele, eu sei que tenho um menino. A lista de enxoval é quase a mesma coisa, mas ó... Não usei nem 1/3 dos itens dessa lista!

Ainda mais por que nosso clima é quente, quando mais ela crescer, pouco usará roupinhas no dia-a-dia. Só ira usar roupas quando sair e olhe lá! hehehehe

Ex: Eu comprei 3 pares de meia para RN, 2 tamanho P. RN usei só 1x pra nunca mais. As meinhas viviam caindo, e perdem MUITO rápido!