31 maio 2012

Dia Mundial contra o Tabagismo

globo_cinzeiroHoje acordei com a notícia, é o dia mundial sem o tabagismo, eu que sou fumante desde os 19 anos (ai muitas pessoas vão me condenar, porque estou grávida e sou fumante, alowwww!!! lógico que não estou fumando), e vou dizer a vocês é difícil largar o vício logo de cara, eu tive um grande incentivo, fumei nos 3 primeiros meses de grávida – sem saber que estava neste estado interessante – e de uma hora para outra senti enjôos fortes e ânsia quando fica perto de fumaça de cigarro… adivinhem, Mariana me fez um favor, me fez parar com o cigarro, e prometi pra mim e pra ela, que não voltarei ao vício, primeiro porque quero amamentá-la no peito, e além de passar pra ela pelo leite todas as porcarias que existem no cigarro, fumar nessa etapa da minha vida é fazer mal a minha filhota.

Fumar: faz mal pra você, faz mal pro planeta.

Acho que os ex-fumantes vão concordar comigo, quando se fuma o fumante não percebe que suas roupas, coisas, cama fedem a fumaça, o paladar fica sujo a tabaco, então o sabor da comida não é absorvido como deveria…eu tenho um exemplo forte bem próximo de mim.

Tenho uma grande amiga, que é ASMÁTICA (pasmem!!!) e é fumante compulsiva, tem um filho de 12 anos e ela fuma antes de dormir, depois de almoçar, enquanto lava roupa, e eu entrava na dela e fumava junto, depois que parei, uma dessas noites o filho dela dormiu em minha casa (por problemas familiares dela), e acreditem eu vomitava tanto enquanto ele estava comigo, porque tadinho do menino, ele fedia a cigarro, a roupa dele, pele, cabelos… tentei alertá-la quanto a isso, e disse mais, pra pegar na minha filha ela terá que fazer um jejum de cigarro por conta das roupas dela que tem o mesmo cheiro impregnado.

O Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, é uma data que tem como objetivo divulgar para população os perigos do uso do tabaco, as estratégias das companhias para seduzir os jovens a iniciar no tabagismo, as ações que a Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolve para controlar a epidemia do tabagismo no mundo, assim como o que a sociedade pode fazer para reivindicar o seu direito à saúde e à vida saudável e proteger as gerações presentes e futuras. A data foi criada em 1987, pela OMS.

Para as ações deste ano, a OMS escolheu o tema “A Interferência da Indústria do Tabaco”. O Brasil adaptou a abordagem para o contexto nacional, enfocando os danos causados ao longo da cadeia de produção do tabaco ao meio ambiente e à saúde da população, como o uso agrotóxicos que agridem ecossistemas e fumicultores, desmatamento, trabalho adolescente e infantil, danos à saúde da população, como a dependência química à nicotina e o fumo passivo e, por consequência, o aumento do risco para o desenvolvimento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), como Acidente Vascular Encefálico, infarto e diversos tipos de câncer. Daí, a escolha do tema nacional: “Fumar: faz mal pra você, faz mal pro planeta”.

Além dos danos à saúde (como diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, dentre mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo), ao longo da cadeia de produção do tabaco há fatores que afetam o meio ambiente e toda a sociedade: desmatamento, uso de agrotóxicos, agricultores doentes, incêndios e poluição do ar, das ruas e das águas.

Quando vocês, meus leitores (fumantes e não fumantes) pensarem em algum dia, nem que seja brincando, em por um cigarro na boca, lembre dos males que você causa a sua vida!!!

Nenhum comentário: