21 setembro 2013

Viajar é bom demais

GEDC0024

Muito bom viajar, muito melhor voltar, mas eu tenho alguns questionamentos a falar sobre minha última viagem, não para a cidade que fui, mas sim para qual voltei, e me indignei pelo que vi… viajei várias vezes para Fortaleza-CE, e todas as vezes que fui senti (vi) mudanças SIGNIFICATIVAS na cidade, apesar da cidade estar se arrumando para copa, posso dizer que essas mudanças tem sido frequentes (e claro como toda cidade de qualquer canto do mundo tem seus problemas: pichações, asfalto, buracos, prostituição gritante na sua cara…), o que me deixa doente com Belém é a falta de POLÍTICAS PÚBLICAS para INCENTIVAR o TURISMO.

GEDC0153

Pô! gente, Belém, pode ser uma cidade luz, Belém deveria ser uma morena bonita que dança toda boça uma MPP, o que eu encontro??? quando volto para minha terra a vejo como uma piriguete com com verrugas na bunda e barriga pendurada em cima de um short jeans dançando o treme, e ainda tem gente que chama isso de cultura, e tem gente que nos confunde com uma cidade pouco desenvolvida, na verdade o Pará foi o primeiro Estado a ter luz elétrica no Brasil (pesquisem Belle Époque), tinha tudo para ser linda, mas como vejo por aí andando pela cidade, tem muito camelô no lugar errado, muita sujeira, muita pichação (e não falo de poucas, se vc deixar picham sua casa na parte de dentro), pouca segurança nos lugares mais legais de se visitar… enfim, está tão dificil voltar pra casa e gostar do que vê.

Cansei do: “Se eu fosse o prefeito…” comecemos por nós a mudança em Belém, começamos primeiramente mudando hábitos tão corriqueiros que se pararem para notar, melhora em quase 100%:

  1. Parar de jogar lixo pela janela de casa (isso vale para apartamento);
  2. Juntar as fezes do seu cachorro, ele não sabe fazer, se soubesse faria cocô no vaso sanitário;
  3. Estacione no lugar certo, já se tem poucas calçadas em Belém que prestem, e ainda tem “telejumentos” estacionando em cima das que ainda prestam;
  4. Não desrespeite a lei, seja ela qual for: de trânsito, civil… não interessa, isso melhora e muito;
  5. Antes de reclamar, veja se você tem agido de forma correta, eu estou fazendo a minha parte e você???

Espero que esses cinco passinhos ajudem muitas pessoas… vamos tornar nossa cidade melhor minha gente, eu quero que minha filha se orgulhe de ser PARAENSE também.

Nenhum comentário: